Mais Diferenças – Acessibilidade Musical

917 0
Mais Diferenças

Parceria musical

Uma parceria que cruza o oceano está acontecendo através de um projeto musical inclusivo. Graças à tecnologia, os parceiros Drake Music e Mais Diferenças, vem trabalhando em cooperação a distância.

Ao longo dos últimos meses, um grupo de músicos ingleses com deficiência, munido de Tecnologia Assistiva, compôs uma música instrumental. No Brasil, Billy Saga, rapper e ativista com deficiência, consultor da Mais Diferenças, adicionou letra e instrumentação às ideias iniciais.

Tudo isso foi compartilhado via Skipe, no último dia 04, em uma jam session ao vivo, com um grupo tocando diretamente de uma manhã cinza de Londres, e nós, em uma manhã ensolarada, em nossa sede, com Billy freestyling algumas letras de rap.

Todos, aqui e do outro lado, muito emocionados, fazendo música de uma forma diferente, mostrando uns aos outros que suas variadas formas de tocar, compor e cantar, comprovaram, mais uma vez, que é possível romper barreiras.

Kevin, um dos músicos ingleses, apropriadamente declarou, “a música me ajuda a me expressar e falar com outras pessoas”.

Esta foi, certamente, uma primeira conexão deste tipo, mas, de maneira nenhuma, será a única. É só a primeira de muitas!

Drake Music

Um centro de tecnologia musical, fundado em 1988 na Inglaterra, pioneiro no uso da Tecnologia Assistiva na música para torná-la acessível, que vem desenvolvendo nestes mais de vinte anos de existência, uma variedade de abordagens inovadoras e imaginativas para ensinar, aprender e fazer música. Em seu escritório central, no leste de Londres, há uma equipe de cerca de 40 músicos, artistas associados e tecnólogos, trabalhando em parceria com escolas, universidades, organizações artísticas, autoridades locais, serviços de música, desenvolvedores de software e hardware, bem como músicos, técnicos, compositores e artistas de outras disciplinas.

A Mais Diferenças é uma associação qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça e como Entidade Promotora de Direitos Humanos, pela Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo. Fundada em dezembro de 2005, temos como foco de atuação Educação e Cultura Inclusivas. Trabalhamos através da articulação e da parceria com os setores público, privado e terceiro setor.

Nos projetos realizados ao longo dos últimos anos, pode se estimar envolvemos diretamente cerca de 90 mil pessoas. Para tanto, a organização conta com uma equipe interdisciplinar que trabalha com a produção e elaboração coletiva de saberes e práticas, valorizando as múltiplas formas de ser e estar no mundo.

Por terem como princípio em suas práticas e políticas inclusivas, a realização de todos os projetos em parceria com outras organizações, cria-se assim um ambiente mais propício a inclusão das pessoas com deficiência, TGD e altas habilidades, nos diferentes espaços e contextos vivenciados por elas.

www.maisdiferencas.org.br

www.drakemusic.org

[nggallery id=27]

About The Author

Nenhum Comentário on "Mais Diferenças – Acessibilidade Musical"

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>